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Logo do Programa de Diversidade e Inclusão Einstein

Geração

Vamos falar sobre etarismo?

O etarismo – também chamado de idadismo ou ageísmo – é o nome dado à mais variada manifestação de discriminação e preconceito baseados na faixa etária da pessoa, seja ela um(a) jovem, adolescente, adulto(a) ou, principalmente, idoso(a). Também é comumente direcionado a mulheres, em razão de sua aparência.

Também é uma questão de saúde

No mundo, UMA em cada DUAS pessoas já contribuiu para a piora da saúde física e mental de idosos(as) com ações discriminatórias

Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS)

Distinguindo as gerações

4 gerações já coexistem no mercado de trabalho.

Baby Boomers (1946 - 1964)

Contexto:

O mundo havia sido devastado pela Segunda Guerra Mundial. Com um respiro de paz, países como os EUA, principalmente, tiveram um aumento expressivo de natalidade em um período no qual o otimismo dava o tom para o futuro da sociedade. Já que muitos bebês estavam nascendo – no caso, os “boomers” -, daí o termo “baby boom”. A geração também foi moldada pelas guerras Fria e do Vietnã.

Algumas características:

  • Foco intenso no trabalho
  • Atribuem muito da autoestima à ocupação
  • Priorizam a ambição na carreira e o sucesso financeiro
  • Buscam um estilo de vida com prosperidade
  • Não têm medo de correr riscos para alcançar objetivos
  • Equilibrar a vida pessoal e profissional é um desafio

Idade é só um número?

No Brasil, 16,8% da
população com mais de 50 anos já se sentiu vítima de algum tipo de discriminação atrelada à idade.

Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS)

Geração X (1965 - 1980)

Contexto:

O mundo pós-guerra trouxe novos ares à geração que chegava. Muitas mulheres entraram no mercado de trabalho em meados da década de 1960, deixando de atuar exclusivamente com os serviços domésticos e o cuidado com os(as) filhos(as). Por isso, pela primeira vez os(as) jovens passavam a maior parte do dia longe das mães e dos pais, o que trouxe certa liberdade. O fotógrafo húngaro Robert Capa foi um dos primeiros a chamar essa geração de “X”, que também foi marcada pela ascensão da internet e por movimentos pelos direitos civis.

Algumas características:

  • Independentes, orgulham-se de seu espírito empreendedor
  • Valorizam ambientes de trabalho mais relaxados e flexíveis
  • Almejam eficiência e inovação no trabalho
  • Prezam pela carreira e o aprimoramento de suas habilidades
  • Buscam maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal
  • Em geral, são pessoas flexíveis, céticas e descontraídas ou discretas

Será o Brasil o país mais velho do mundo?

Até 2050, serão mais de 68,1 milhões de brasileiros(as) com mais de 60 anos, enquanto jovens com até 14 anos chegarão a 18,8 milhões. Seremos o 6º país mais velho do mundo.

Fonte: Pesquisa Tsunami60+

Geração Y (1981 - 1996)

Contexto:

Foi a geração que cresceu vendo de perto os avanços tecnológicos, ainda que tenham vivenciado um período “analógico”. A tecnologia se tornou uma aliada. A epidemia de HIV/Aids, a queda do muro de Berlim e a ascensão da World Wide Web (rede de alcance mundial, em tradução livre) marcaram as pessoas dessa geração, também conhecidas como millenials, por tornarem-se adultas na virada do milênio, entre os séculos XX e XXI.

Algumas características:

  • São vistos(as) como a geração mais educada na força de trabalho
  • Tendem a passar por diferentes empresas até encontrar a que mais se identificam
  • Preferem atuar com suas habilidades criativas, algo que lhes permita crescer
  • Usam a tecnologia para tornar seu trabalho mais eficiente
  • Esperam por ambientes de trabalho mais descontraídos
  • Costumam apresentar soluções inovadoras para os desafios

No Brasil, 19%das pessoas idosas declararam ter sofrido algum tipo de violência física ou verbal em 2020.

Fonte: Sesc SP e Fundação Perseu Abramo, 2020
Gerações

Saiba mais sobre as diferentes gerações no mercado de trabalho

Geração Z (1997 - 2015)

Contexto:

O ataque terrorista de 11 de setembro provocou mudanças sociais que marcaram a geração, desde a segurança excessiva em locais públicos à preocupação com um futuro incerto. A revolução tecnológica se acentuou, tornando essas pessoas digitalmente alfabetizadas, por assim dizer, desde a infância.

Algumas características:

  • Familiarizados(as) com as redes sociais
  • Influenciados(as) pela disseminação da informação
  • Acostumados(as) com a globalização
  • Priorizam a autenticidade e conectividade nos diferentes relacionamentos
  • Consideradas as primeiras pessoas nativas digitais
  • Transparência, autenticidade e flexibilidade são primordiais no trabalho

Fontes: Nexo, Purdue Univesity Global e Indeed

A realidade é que...

No Brasil, 81% acredita que há preconceito com idosos(as) no país.

Fonte: Sesc SP e Fundação Perseu Abramo, 2020

Por que queremos
propor o encontro de diferentes gerações

Cada geração possui características próprias que estão diretamente ligadas ao seu modo de agir, pensar e se expressar. Nesse sentido, é possível que haja atritos entre pessoas de diferentes gerações, abrindo margem para o etarismo. A frente Gerações é o ponto de partida para buscarmos promover maior equidade intergeracional dentro da organização, focando principalmente nas pessoas acima de 50 anos, a partir da construção de um ambiente livre de estereótipos, preconceitos e discriminação.

Os direcionadores estratégicos desta frente são:

Atração de diferentes gerações para o mesmo ambiente

Aprendizagem e conscientização sobre o tema

Criação de sinergia intergeracional

No grupo de afinidade Geração, contamos com a participação de:

35
pessoas voluntárias
22
pessoas aliadas

4% tem de 18 a 25 anos
75% de 26 a 49 anos
21% acima de 50 anos.

O mundo será prateado

Segundo projeções da ONU, em 2050 haverá 2,1 bilhõesde pessoas com mais de 60 anos (a chamada "geração prateada"), o equivalente a 25% da população mundial.

Fonte: Pesquisa Tsunami60+

Para que haja mudanças, ações são necessárias. Conheça as iniciativas institucionais do Einstein para a frente Gerações

ProgramaJovem Aprendiz

Segundo a Lei 10.097 de 2000, entre os(as) colaboradores(as) de empresas de médio e grande porte, deve haver de cinco a 15% de jovens entre 14 e 24 anos. Por isso, é a principal porta de entrada desse grupo no mercado de trabalho. No Einstein, cerca de 250 jovens são contratados(as) anualmente, com alta taxa de desenvolvimento de carreira. 81% dos(as) aprendizes são efetivados(as) nas posições de atendimento.

Perfil dos Jovens Aprendizes
Média de idade: 19 anos

70% feminino
58% negros(as)
48% da zona sul da cidade de São Paulo
28% da zona leste da cidade de São Paulo

Programa de Empregabilidadede Geração para Geração

Desenvolvido em parceria com a Escola Técnica do Einstein, o programa busca capacitar profissionalmente e desenvolver competências para facilitar a entrada de pessoas de diferentes gerações no mercado de trabalho, principalmente no Einstein. Consiste numa espécie de curso que tem duração de três meses, com duas aulas por semana. Por meio de videoconferências, e com a participação ativa da equipe de Recursos Humanos, sobretudo para analisar os perfis e a compatibilidade com as vagas, as duas primeiras turmas foram compostas por mães, pais e filhos(as) de nossos(as) colaboradores(as). Em sinergia intergeracional, pessoas de diferentes faixas etárias se juntaram na mesma turma. Das 91 pessoas que participaram do programa, 67 concluíram a formação e 18 já foram contratadas. Os(as) demais participantes seguem em processo seletivo de acordo com a aderência à vaga. Para as próximas turmas, a expectativa é atingir a inclusão do maior número de pessoas possível.

Faixa etária dos(as) alunos(as) do programa Geração para Geração

40
alunos(as)
17 anos
21
alunos(as)
18 anos
23
alunos(as)
59 e 65 anos
07
alunos(as)
66 e 76 anos

Nossa campanha de comunicação externa, com foco em conscientização, também faz parte das ações do Programa de DEI Einstein. Veja algumas publicações:

Tudo é um aprendizado, então nunca tenha medo de fazer as coisas. Enverede-se pela vida e faça o melhor que você puder.

Maria Tereza Abrahão

Consultora em Analytics no Einstein