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Pela primeira vez na história, existem quatro gerações convivendo no mercado de trabalho global, de acordo com estudo da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos.

Cada geração possui suas próprias características, vivências, crenças, experiências, histórias, entre outros, que foram influenciadas, em alguma medida, pelo contexto histórico em que essas pessoas se tornaram enquanto indivíduos – algo que adiantamos aqui.

Isso significa que a convivência intergeracional no ambiente de trabalho torna o contexto desafiador. Sendo assim, surge a necessidade de usar a inteligência emocional para fazer com que essas gerações convivam de forma harmoniosa e dediquem o melhor de suas vivências para serem colaborativas e produtivas.

40,3%

dos(as) brasileiros(as) terão acima de 60 anos daqui a cerca de 90 anos. Até lá, o número de jovens de até 15 anos deve cair para 9%.

Fonte: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2021

Em função dessa variedade de gerações, será que os(as) profissionais enfrentam algum tipo de preconceito? Quais são as principais características de cada geração? É o que vamos saber neste artigo. Acompanhe!

O etarismo no
mercado de trabalho

O etarismo (ou idadismo, ageísmo) é o preconceito relacionado à faixa etária de uma pessoa. Na grande maioria das vezes, atinge principalmente pessoas mais velhas, mas jovens também podem ser vítimas da discriminação etária, a exemplo de quando são considerados(as) incapazes, ou não têm seu talento valorizado, apenas em função de sua idade.

A forma como as pessoas de diferentes gerações trabalham, se comunicam e respondem às mudanças da sociedade, varia de caso a caso, mas há estudos, como o da Universidade de Purdue, que apontam características similares conforme o período em que nasceram – veja no infográfico abaixo.

Na prática, essas particularidades acabam abrindo margem para o etarismo. Foi o que apontou uma pesquisa da universidade norte-americana Yale. Ao analisar 422 estudos do mundo todo sobre a temática, que reuniram respostas de mais de sete milhões de pessoas, os(as) pesquisadores(as) concluíram que idosos(as) enfrentam o etarismo em todas as fases do ciclo de trabalho.

Quase todos os estudos analisados (91%) pela Yale mostraram que os(as) empregadores(as) tendem a contratar candidatos(as) mais jovens do que mais velhos(as). Colaboradores(as) com mais idade tiveram menos acesso à formação, de acordo com mais da metade das análises (79%), enquanto aqueles(as) que sofreram com o etarismo no ambiente de trabalho, tiveram maior probabilidade de se aposentar antes do planejado, indicaram 62% das investigações.

Já outra pesquisa, da plataforma DiversityInc, dos Estados Unidos, também reverbera dados que denunciam o etarismo no mercado. O levantamento evidenciou que mais de 55% dos(as) profissionais, no mundo todo, vivenciam a discriminação etária.

No Brasil, a plataforma InfoJobs fez um levantamento com 4.588 profissionais e revelou que, 70% das pessoas com mais de 40 anos, já sofreram preconceito por conta da idade, enquanto 78% afirmam que o mercado não oferece as mesmas oportunidades para trabalhadores(as) desta faixa etária, se comparado com os(as) mais jovens.

O índice da população em idade para trabalhar (acima de 14 anos) empregada no Brasil corresponde a 49,6%. Destes(as), 19,2% possuem acima de 60 anos.

Fonte: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), Segundo Trimestre de 2021

Esse tipo de preconceito também provoca impactos econômicos. O Relatório Mundial Sobre o Idadismo de 2021, da Organização das Nações Unidas (ONU), estima que a discriminação etária custa bilhões de dólares à sociedade todos os anos.

Por que devemos
falar sobre isso?

Os estudos afirmam que profissionais mais velhos(as) enfrentam o etarismo no mercado de trabalho em todo o mundo, então é preciso falar mais sobre isso, a fim de encontrar caminhos para reverter este cenário.

A começar pela inclusão desses(as) profissionais, principalmente das gerações Baby Boomers (1946 – 1964) e X (1965 – 1980).

Tudo é um aprendizado, então nunca tenha medo de fazer as coisas. Enverede-se pela vida e faça o melhor que você puder.

Maria Tereza Abrahão, Consultora em Analytics no Einstein

Até porque, quando pessoas de diferentes gerações, com pontos de vista e repertórios diversos, se juntam no trabalho, o aprendizado para todas elas é constante, tanto para um(a) colaborador(a) que já tenha experiência a agregar, quanto para quem ainda está no início da carreira.

Além disso, no que diz respeito à resolução de problemas do dia a dia, pessoas que carregam experiências adquiridas em diferentes períodos, juntas, podem encontrar soluções mais criativas e enriquecedoras.

Particularidades das gerações

no mercado de trabalho, em linhas gerais

As definições das características de cada geração variam muito de acordo com o país e o(a) autor(a), que consideram períodos de tempo distintos para os grupos geracionais.

Outro ponto importante é lembrar que, todas essas nuances descritas aqui, para cada geração, é afetada pelo gênero, o nível educacional, pela cultura, a classe social, entre outros fatores.

Portanto, não podemos generalizar ou assumir que todas as pessoas de uma geração tenham os mesmos traços. Olhar para cada um(a) individualmente e compreender quem ela(e) é em sua essência, pode ser muito mais produtivo.

Baby boomers (1946 - 1964)

Características

  • Otimistas
  • Competitivos(as)
  • Trabalham demasiadamente
  • Orientados(as) para trabalhar em equipe
  • Preferem metas e prazos específicos
  • São leais à empresa

Geração X (1965 - 1980)

Características

  • Flexíveis
  • Informais
  • Céticos(as)
  • Independentes
  • Lidam bem com a diversidade
  • Optam por interesses pessoais em vez dos interesses das empresas
  • Preferem ter um parecer da liderança sobre o seu trabalho com maior frequência
  • Caso a liderança não atenda à suas necessidades, têm facilidade para seguir em frente
  • Resistentes às mudanças no trabalho, caso interfiram em sua vida pessoal
  • Buscam ampliar as oportunidades de desenvolvimento pessoal
  • Prezam pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Geração Y
(1981 - 1996)

Características

  • Competitivos(as)
  • Abertos(as) à novas ideias
  • Orientados(as) para as realizações
  • São motivados(as) por responsabilidade
  • Admiram experiências únicas de trabalho
  • Buscam desafios, crescimento e desenvolvimento pessoal
  • Propensos(as) a deixar empresas com facilidade
  • Gostam de flexibilidade em seus horários e atribuições
  • Preferem ter um parecer da liderança sobre o seu trabalho com maior frequência
  • Têm consciência de suas obrigações com a humanidade acima dos interesses da empresa
  • Apreciam liderança que tenha qualidade
  • Optam por serem avaliados(as) por resultados
  • Prezam pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Geração Z
(1997 - 2015)

Características

  • Empreendedores(as)
  • Progressistas
  • Menos focados(as)
  • Naturalizados(as) à globalização
  • Lidam bem com a diversidade
  • Gostam de personalização
  • Valorizam a independência e a individualidade
  • Motivados(as) pela criatividade
  • Usam demasiadamente dispositivos digitais
  • Preferem trabalhar com liderança da geração Y, colegas de trabalho inovadores(as) e novas tecnologias
  • Apreciam oportunidades para atuar em vários projetos ao mesmo tempo
  • Optam por sua autogestão
  • Prezam pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Fonte: Purdue University Global