Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Cookies

A contratação de pessoas com deficiência

81% dos empregadores afirmam que só contratam pessoas com deficiência em decorrência da Lei de Cotas.

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), 2018

Você conhece a Lei de Cotas?

A lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, foi criada para assegurar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Empresas com 100 ou mais colaboradores(as) precisam reservar entre 2% e 5% de suas vagas para esse público.

A população com deficiência

No Brasil, mais de
45 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência.

Fonte: Censo do IBGE, 2010

Por que buscamos maior inclusão de

pessoas com deficiência
Historicamente, pessoas com deficiência sofrem preconceitos que desencadeiam uma série de violências motivadas por discriminação, falta de oportunidades e intolerância. Mudar a concepção da sociedade sobre a capacidade de uma pessoa com deficiência é essencial para combater o preconceito. Com a frente Pessoas com Deficiência, o Einstein busca promover a inclusão desse grupo dentro da organização a partir da construção de um ambiente livre de estereótipos, preconceitos e discriminação.

Historicamente, pessoas com deficiência sofrem preconceitos que desencadeiam uma série de violências motivadas por discriminação, falta de oportunidades e intolerância. Mudar a concepção da sociedade sobre a capacidade de uma pessoa com deficiência é essencial para combater o preconceito. Com a frente Pessoas com Deficiência, o Einstein busca promover a inclusão desse grupo dentro da organização a partir da construção de um ambiente livre de estereótipos, preconceitos e discriminação.

Para isso, contamos com os seguintes direcionadores estratégicos:

  • Acessibilidade física e
    digital
  • Conscientização e aprendizagem
  • Identificação de potencialidades e desenvolvimento de talentos, com incentivo ao protagonismo.

O grupo de afinidade MobilizAÇÃO é composto por:

50

pessoas voluntárias

35

pessoas aliadas

35% do grupo é composto por pessoas com deficiência

No mercado de trabalho formal

Apenas
440 mil
profissionais com deficiência estão trabalhando de maneira formal.

Fonte: Estadão

Para que haja mudanças, ações são necessárias. Conheça as iniciativas institucionais do Einstein para a frente Pessoas com Deficiência:

Grupo Médico Assistencial (GMA)

da Pessoa com Deficiência Intelectual

Lançado em novembro de 2020, o grupo multidisciplinar é composto por profissionais de diferentes áreas do Einstein que, mensalmente, reúnem-se a fim de discutir, propor e colaborar com melhorias no acolhimento e atendimento médico da população com deficiência intelectual. Por meio da escuta ativa baseada nas experiências e sugestões de usuários(as) e colaboradores(as) de todo o ecossistema Einstein, bem como na vivência dos(as) membros(as) do grupo de afinidade MobilizAÇÃO, a ideia é aprimorar o conhecimento sobre esta condição focando no(a) paciente, a fim de estruturar uma linha de serviços integrada no sistema de saúde Einstein, pioneiro nessa ação, voltados para pacientes de 0 a 120 anos, da gestação ao envelhecimento. As propostas surgem sempre fundamentadas nos princípios de ética do hospital.

Objetivos

  • Multiplicação de conhecimento
  • Troca de experiências
  • Desenvolvimento de estudos e pesquisas
  • Criação de laboratórios de experimentação, produção de conteúdo teórico e prático para a formação de novos profissionais de saúde
  • Fomento às políticas públicas.
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

O que é capacitismo?

Meta institucional

de contratação

A Lei de Cotas assegura que reservemos 5% de nossas vagas para pessoas com deficiência. No entanto, nos dois últimos anos de 2020 e 2021, mesmo diante de um cenário pandêmico, em acordo com a TAC e o Ministério Público, aumentamos o número de contratações de pessoas com deficiência da organização de 50% para 74%, por meio da priorização do tema. Hoje, são cerca de 699 colaboradores(as) ativos(as). Para todas as vagas da organização, independente de área e nível, incentivamos a contratação de pessoas com deficiência.

O termo correto!

Prefira utilizar o termo "Pessoas com Deficiência" tanto na escrita quanto verbalmente, pois, se pararmos para pensar, quando nos referimos a uma pessoa com deficiência, estamos falando de uma pessoa, e não de uma deficiência. Sugerimos evitar o termo abreviado "PCDs".

Feira de

Empregabilidade

Primeira feira do Einstein voltada para pessoas com deficiência. Foram realizadas videoconferências com a participação de parte da liderança do Einstein para explicar a dinâmica de algumas áreas da organização, além da presença de colaboradores(as) com deficiência, que compartilharam sua história, falando também sobre sua construção de carreira no Einstein. A programação contemplou sessões de mentoria para a elaboração de um currículo e, junto a profissionais do LinkedIn, como impulsionar seu perfil na rede social, entre outros.

Programa de Empregabilidade

para Pessoas com Deficiência

O programa se propõe a capacitar profissionalmente e desenvolver competências para facilitar a entrada desse grupo no mercado de trabalho, principalmente no Einstein. Consiste numa espécie de curso que tem duração de três meses, com duas aulas por semana. Por meio de videoconferências, e com a participação ativa da equipe de Recursos Humanos, sobretudo para analisar os perfis e a compatibilidade com as vagas, a primeira turma foi composta por 22 alunos(as), que receberam 100% de bolsa e concluíram o curso em dezembro de 2021. Para as próximas turmas, a expectativa é atingir a inclusão do maior número de pessoas possível.

Genética

Não é Destino

A segunda edição do maior congresso de inclusão de pessoas com deficiência do Brasil foi co-realizado pelo Einstein, ao lado do Instituto Serendipidade e do projeto Cromossomo 21. “Desconstruir o preconceito, para construir um futuro diverso” foi o tema do evento, cuja programação incluiu palestras e debates transmitidos ao vivo no Youtube, nos dias 21 e 22 de agosto de 2021, com convidados(as) das mais diversas áreas. Por meio de estratégias e conhecimento prático, o intuito foi ajudar pessoas a mudar sua mentalidade frente às diferenças.

Nossa campanha de comunicação externa, com foco em conscientização, também faz parte das ações do Programa de DEI Einstein. Veja algumas publicações:

Veja alguns conteúdos que preparamos em vista de datas importantes que marcam a luta desse grupo, com depoimentos de nossos(as) colaboradores(as):

22 de agosto: Dia da Pessoa com Deficiência Intelectual

21 de setembro: Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

3 de dezembro: Dia Internacional da Pessoa com Deficiência